• Copacabana - (21) 2547-6115 | (21) 99996-9407 | Niterói - (21) 3509-4700 / 2547-6115
  • Emails: drangeloloss@drangeloloss.com.br | angeloloss@hotmail.com

Dr. Angelo Loss

Cirurgião Geral, Bariátrico e Laparoscópico

Caros amigos,

Tendo em vista a atual situação de pandemia pelo COVID 19 e, consequentemente a quarentena que vivemos, precisamos nos adaptar à esta nova realidade, quer seja no trabalho, nos estudos, nos cuidados com o corpo e a mente e nos mais diversos aspectos do cotidiano.

E no que tange ao atendimento do nosso consultório, nos adaptamos para continuar e lhes oferecer a mesma atenção e qualidade na prática médica, sem comprometer o isolamento social, tão necessário para amenizar o impacto desta pandemia.

Para tal, faremos uso de telemedicina, prática aprovada pelo Conselho Federal de Medicina em fevereiro deste ano (Resolução CFM nø 2227/2018, publicada no DOU em 6 de fevereiro de 2019, Seção I, p. 58), com o intuito de promover a atenção à saúde e os cuidados médicos em situações onde a consulta presencial esteja prejudicada, quer seja para pacientes de 1a vez, pacientes em pré-operatório e pacientes em pós-operatório recente ou tardio. (Clique e veja a resolução do CFM)

É importante deixar bem claro que a consulta pela telemedicina não exclui a necessidade de uma avaliação presencial. Pacientes de 1a vez e aqueles que retornam com exames pré-operatórios, necessitarão de uma consulta presencial antes de uma provável cirurgia. Pacientes em avaliação pós-operatória que tenham queixas que impliquem na necessidade de uma avaliação presencial, serão avaliados no consultório, em horário agendado e mantidos os cuidados necessários para não os expôr ao risco de infecção. O objetivo da telemedicina, nesta realidade atual, é orientar e iniciar o preparo pré-operatório dos pacientes de 1a vez e avaliar os exames de pré-operatório para os pacientes já consultados, agilizando assim todo o processo pré operatório. Além disso, buscaremos passar orientações e sanar dúvidas de pacientes em pós-operatório recente ou tardio, evitando assim a exposição desnecessária ao risco de infecção pelo COVID 19.

Para tanto, passarei a atendê-los, para consultas de 1a vez, retorno para avaliação de exames e acompanhamento pós-operatório da seguinte forma:

1. O paciente agendará um horário através do contato do consultório (2547-6115).

2. O horário de marcação dos tele atendimentos será de segunda a sexta e das 9h às 12h e das 14h às 17:30h, com agendamento a cada 30 minutos. A Lucyene, nossa secretária, ficará responsável pelo controle da minha agenda. No momento do agendamento, será enviado, por email ou Whatsapp, um consentimento informado, que deve ser lido, assinado e reenviado por email ou whatsapp (basta enviar a foto)

3. O atendimento será feito com hora marcada, por chamada do próprio paciente, via FaceTime ou vídeo pelo WhatsApp (como você preferir). Exames poderão ser fotografados e enviados para o meu email ou Whatsapp, disponibilizados no momento do agendamento. Todos as informações da consulta serão arquivadas em mídia digital, obedecendo as orientações sobre sigilo médico preconizadas pelo CFM.

4. Os honorários médicos pela consulta serão pagos mediante transferência bancária. Estas informações serão passadas pela Lucyene, quando do agendamento.

5. Após o envio do comprovante da transferência para nossa secretária, será emitida nota fiscal eletrônica referente ao tele atendimento. A nota seguirá para o e-mail indicado.

6. As prescrições de medicamentos e exames que se façam necessários serão enviadas digitalmente, para serem impressas pelo próprio paciente. Lembro que as farmácias estão aceitando a foto da receita médica para venda do medicamento.

7. Durante os 30 dias seguintes à consulta, darei continuidade ao atendimento individualizado, ainda por telemedicina e com horário agendado, fornecendo todas as orientações necessárias sobre o acompanhamento da queixa / doença apresentada. Consultas dentro destes 30 dias não serão cobradas, tal qual fazemos na prática presencial.

8. As mensagens recebidas passarão a ser respondidas em ordem de chegada até às 19 horas. Após este horário, me dedicarei à atualização científica. Nas situações de urgência / risco de vida o contato deve ser via ligação telefônica.

9. Manteremos o atendimento presencial para aqueles que assim preferirem, obedecendo os cuidados preconizados pelo Ministério da Saúde para evitar expô-los ao risco de infecção.

10. Estamos desenvolvendo uma mídia própria, nas plataformas do Instagram e Facebook, a cerca de temas relacionados à cirurgia geral, bariátrica e oncológica. Divulgaremos ainda orientações sobre cuidados psicológicos, físicos e nutricionais, para o corpo e a mente, de uma maneira geral, mas principalmente, focados na pandemia de Covid 19, com orientações e sugestões de bem estar e elucidação de dúvidas. Sintam-se convidados a visitar-nos desde já.

Esperamos que o fim desta pandemia chegue em breve e possamos retornar nossa rotina. Mas para tal, todos devem fazer sua parte. Por ora, sua melhor defesa contra o vírus é reforçar seu sistema imunológico, com sono adequado, exercício físicos, alimentação saudável e, o mais importante, lavando bem as mãos e praticando o distanciamento social, para evitar a disseminação deste vírus.

Dr. Angelo Loss