• Telefones: (21) 2547-6115 | (21) 99996-9407
  • Emails: drangeloloss@drangeloloss.com.br | angeloloss@hotmail.com

Hérnias

Especialidades da Clínica
Cirurgia Bariátrica

Hérnias e Defeitos complexos da parede abdominal

1) "Hérnia é uma cirurgia simples... cirurgia pra residente..."

Será?
Quando falamos de hérnias, abrangemos uma infinita possibilidade de defeitos da parede abdominal, que podem se manifestar desde pequenas hérnias umbilicais ou simples hérnias inguinais, até hérnias gigantes e deformantes, associadas a defeitos complexos da parede abdominal, que comprometem em vários aspectos a vida dos pacientes e familiares, seja socialmente, impondo limites inclusive à mobilidade, seja economicamente, impedindo estas pessoas de realizarem suas atividades laborativas. Pois bem, com base nestes dois extremos de apresentações dos defeitos da parede abdominal, como podemos ajudar nossos pacientes da maneira diferenciada e assertiva?

2) "Trate de maneira simples o que é simples..."

Pequenas hérnias são muito frequentes... e geralmente, muito incomodas. E quem, recebendo este diagnóstico, já não pensou: "Preciso resolver isso... mas não tenho tempo...", ou ainda "Essa hérnia até que me incomoda, mas uma cirurgia deve incomodar mais..."? É frequente, embora pouco racional, preterirmos nossa saúde em detrimento às necessidades do cotidiano, ou em outras palavras, "deixarmos pra depois", com base em uma série de argumentos, que por fim levam ao aumento progressivo do problema e à maior complexidade para a resolução. Para por fim a esta "bola de neve", buscamos técnicas cirúrgicas que simplifiquem o procedimento, que minimizem o trauma operatório, permitindo uma recuperação mais rápida e indolor, sem abrir mão dos preceitos que garantam uma operação eficaz e segura. A adoção de modernos conceitos cirúrgicos para o tratamento das hérnias associados às técnicas laparoscópicas lograram êxito em alcançar este objetivo, permitindo que os pacientes tenham seus problemas resolvidos em um curtíssimo tempo de internação, da maneira quase indolor, sem maiores impactos na estética corporal e de maneira definitiva, alcançando assim o objetivo final de nossos pacientes.

3) "Seu problema não tem solução..."

Está é uma conclusão que ninguém quer ouvir de seu médico. Mas infelizmente, muitos pacientes com defeitos complexos da parede abdominal ouvem... e repetidas vezes, de médicos diferentes. Englobamos nos "defeitos complexos da parede abdominal" pacientes com hérnias deformantes, gigantes, decorrentes de um longo tempo sem tratamento ou de múltiplos tratamentos equivocados e sem sucesso. Somam-se ainda a este grupo, aqueles que foram submetidos a peritoneostomias, artificio utilizado no tratamento de graves infecções intrabdominais, e que perderam a capacidade de conter as vísceras dentro do abdomem, por perda da musculatura e da fisiologia normal da parede abdominal. É com os olhos voltados para estas pessoas que nosso grupo não mediu esforços em buscar soluções assertivas e definitivas, através de intercâmbio de informações, cursos e palestras nos principais centros mundiais de tratamento de hérnias e defeitos da parede abdominal, com os maiores estudiosos do tema, e exatamente aqueles que vêem demonstrando melhores resultados no tratamento desses desafios. E assim, após um árduo caminho de especializações, é que nos colocamos como um dos principais grupos do país para o tratamento dos defeitos complexos da parede abdominal.